Pandemias

Publicações

Pandemias

Esta área do SITE OFICIAL da Sociedade Portuguesa de Saúde Pública, para além de definir o conceito de PANDEMIA, expõe vasta documentação de interesse sobre o tema.


Quando uma epidemia, provocada por determinada doença transmissível, se propaga, rapidamente e em simultâneo, por diversos continentes, assume a designação de Pandemia, expressão que etimologicamente tem origem no grego (todo o povo). Naturalmente, a sua gravidade, em termos de morbilidade e letalidade, varia em função da natureza do agente etiológico da doença em causa. Por vezes, pode evoluir para a endemecidade.

Ao contrário do que muitos médicos julgaram na segunda metade do século XX, no seguimento das grandes descobertas relacionadas com novos antimicrobianos e vacinas inovadoras, as doenças infecciosas não foram erradicadas, com excepção da varíola (1980). A verdade foi bem diferente. Logo nesse ano, emergiu a Pandemia de SIDA que o francês Luc Montagnier, em 1983, esclareceu como sendo devida a uma nova infeção viral (LAV, mais tarde chamado VIH). Como se sabe, o controlo da SIDA não viria a beneficiar de vacina. Porém, tratamentos medicamentosos muito eficazes transformaram a infecção em doença crónica.


No Novo Millennium ocorreram sucessivamente diversas pandemias. Em 2003, a Síndrome Respiratória Aguda Severa (SARS) surgiu no Sudeste Asiático e adquiriu especial intensidade em Toronto. Os epidemiologistas identificaram que o agente implicado era um coronavírus que circulava em animais silvestres (civetas). A epizootia dera lugar à epidemia de dimensão pandémica. Medidas preventivas então adoptadas eliminaram a circulação humana do vírus da SARS. Surgiu, depois, em 2009, a Pandemia de Gripe A, com epicentro no México (sem a intensidade inicialmente antecipada) e, em 2012, a Síndrome Respiratória do Médio Oriente (MERS) associada a dromedários. Em 2014, a epidemia de Ébola na África Ocidental adquiriu magnitude preocupante e no ano seguinte a infeção pelo vírus ZiKA apresentava especial gravidade em grávidas (alterações fetais). Foi em 2019 que emergiu na China a COVID-19, que todos têm muito presente.

O livro “COVID-19 em Portugal: a estratégia” detalha o trabalho desenvolvido pelos autores para o desconfinamento, um ano após a pandemia ter surgido. Leia o e-book completo no seguinte link: https://ebooks.uminho.pt/index.php/uminho/catalog/book/71

Sobre Nós

Lorem ipsum dolor sit amet, consec tetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullam corper mattis.

Siga-nos

Newsletter

[wpforms id="564"]