No dia 4 de fevereiro de 2026, a Sociedade Portuguesa de Saúde Pública (SPSP) participou na reunião da Aliança pela Prevenção, uma iniciativa da UNICEF Portugal que reúne 22 entidades com o objetivo de reforçar a prevenção da violência na infância e o fortalecimento do sistema de proteção das crianças em Portugal.
A SPSP esteve representada pela Vice‑Presidente, Eva Menino, e pela Enfermeira Jerusa Gameiro. Ao longo da sessão foram discutidas as prioridades da Aliança para 2026 e refletidas, de forma conjunta, estratégias para o reforço dos sistemas de proteção, a partir do referencial UNICEF Child Protection Systems Strengthening e do modelo de intervenção em pirâmide, que articula recursos universais, apoio direcionado e respostas especializadas para as famílias mais vulneráveis.
A Sociedade Portuguesa de Saúde Pública, enquanto sociedade científica dedicada à saúde pública, pretende contribuir para a Aliança pela Prevenção equacionando medidas de saúde pública concretas, apoiando a definição de políticas, estratégias e intervenções intersetoriais que protejam efetivamente as crianças e as suas famílias.
No decurso da reunião, foi também apresentado o projeto internacional +PiNE – Positive Parenting & Inclusive Non‑Violent Education in an Innovative Environment, em que o Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) é parceiro, sob coordenação da Escola Superior de Enfermagem da Universidade de Lisboa (ESEUL).
Articulando‑se com a lógica da pirâmide de intervenção apresentada na Aliança, o projeto +PiNE (www.pluspine.eu) pretende contribuir para a capacitação de profissionais da educação, da saúde e do trabalho com famílias, contribuindo para prevenir a violência contra crianças e promover ambientes educativos seguros, inclusivos e não violentos.