A Sociedade Portuguesa de Saúde Pública (SPSP) participou, no passado dia 15 de dezembro, na 2.ª Conferência do projeto RePo-SUDOE, que decorreu no NH Collection A Coruña Finisterre (A Corunha), no âmbito do programa Interreg SUDOE, cofinanciado pela União Europeia.
A presença da SPSP no evento concretizou-se por meio da moderação da mesa-redonda “Drug Repurposing in the SUDOE Space – Regulatory Challenges and Opportunities”. A sessão reuniu representantes e especialistas de entidades reguladoras, contando com a participação de Yoana Nuevo-Ordóñez (Agencia Española de Medicamentos y Productos Sanitarios – AEMPS) e Ana Paula Martins (INFARMED, I.P.).
A discussão centrou-se nos desafios e oportunidades regulatórias associados ao reposicionamento de medicamentos (drug repurposing) — uma estratégia que procura identificar novas indicações terapêuticas para fármacos já existentes, com potencial para reduzir tempos de desenvolvimento, otimizar recursos e acelerar o acesso a soluções terapêuticas, mantendo padrões exigentes de qualidade, segurança e evidência clínica. Em paralelo, a sessão aborda aspetos críticos para a implementação desta abordagem, incluindo requisitos de evidência, interação com autoridades competentes e implicações para a sustentabilidade e o interesse público.
A participação da SPSP nesta conferência, como parceira do consórcio, reforça o seu compromisso com a promoção de políticas de saúde baseadas na evidência, o diálogo interinstitucional e a valorização de soluções inovadoras que contribuam para a melhoria dos sistemas de saúde no espaço SUDOE